Autenticidade no marketing sempre sai na frente
Como os consumidores estão cada vez mais desconfiados de propaganda e marketing, nem mesmo a autenticidade, mas até mesmo a honestidade brutal, estão se tornando críticas para as marcas.
A grande maioria dos consumidores (86%) afirma que a autenticidade é um fator importante ao decidir quais marcas apoiar (Stackla Report) . Esse número é ainda maior entre os millennials. Como as pessoas depositam mais confiança nos seres humanos do que nas marcas, o marketing de influenciadores tem sido, e ainda é, tendência para o sucesso. Podemos ser cegos quando se trata de anúncios. Por outro lado, conteúdo autêntico, gerado voluntariamente por outros clientes, nos chama a atenção com facilidade.
Um dos maiores exemplos de como usar o UGC (User Generated Content) é fornecido pela GoPro. São quase 5000 vídeos postados on-line todos os dias com a hashtag #GoPro – de mergulho em falésias e paraquedismo vertical a filmagens de natureza selvagem e iniciativas ecológicas. Como eles conseguiram crescer esse engajamento? Enquanto o conteúdo de seus concorrentes simplesmente fala sobre lentes impermeáveis e níveis de metapixel, o conteúdo da GoPro glorifica a paixão, inspira e enche com admiração. Através do UGC confiável e envolvente, usado em todos os seus esforços de marketing multicanal, eles conquistam o coração dos consumidores (e as carteiras).
Faça um esforço para motivar seus clientes a compartilhar suas experiências com suas marcas. Isso certamente compensará, já que os consumidores são três vezes mais propensos a dizer que o conteúdo criado por um consumidor é autêntico comparado ao conteúdo criado por uma marca.
A pesquisa e busca por voz em ascensão
Quase um terço das 3,5 bilhões de pesquisas realizadas no Google todos os dias são pesquisas por voz , com dispositivos de assistente pessoal liderando o caminho ( TheeDesign, 2017) . Mais e mais pessoas usam o Alexa da Amazon, Siri da Apple e Google Assistant todos os dias. Como sua capacidade de reconhecer a fala humana melhorou significativamente, eles podem ser incrivelmente úteis tanto na busca de informações na Web quanto nas atividades domésticas.
O que essa mudança para a pesquisa por voz significa para os profissionais de marketing? Principalmente, muito trabalho.
A pesquisa por voz difere da pesquisa típica em computadores ou dispositivos móveis. Ao abrir o Google no seu navegador e digitar sua consulta de pesquisa, você verá centenas de páginas de resultados de pesquisa. Não é tão difícil ser um deles. Mas quando você faz uma pergunta a Siri, isso lhe dará apenas alguns resultados. Muitas vezes, apenas um. Se o seu website é um deles, o CTR pode ser muito maior. Mas precisa estar lá em primeiro lugar. Portanto, adequar sua estratégia de SEO para pesquisa por voz é crucial.
Espera-se que a tecnologia de reconhecimento de voz cresça e melhore. Isso trará uma ruptura significativa para o mundo do marketing. Sempre focamos em SEO e otimização de UX e UI, mas quando não há tela, esses aspectos tornam-se irrelevantes. Como as empresas se adaptarão a essas mudanças? Por enquanto, não há resposta para essa pergunta.
A ComScore estima que, até 2020, metade de todas as consultas de pesquisa serão baseadas em voz. Compreender as nuances de busca por voz e implementá-las em sua estratégia de marketing vai ser definitivamente vale a pena.
AI (Inteligência Artificial) oferece o que os seres humanos não conseguem
Inteligência artificial é o tema quente no marketing. Mesmo que muitos ainda não entendam suas capacidades e limitações, a tecnologia está tomando forma.
A forma de IA mais amplamente implementada são os chatbots, que ajudam as marcas a melhorar o atendimento ao cliente, ao mesmo tempo que limitam os orçamentos. Os chatbots são mais rápidos que os humanos em fornecer respostas relacionadas a dados e solicitações. Eles têm humor e personalidades e oferecem atendimento personalizado a qualquer cliente em necessidade, a qualquer hora. Os chatbots podem ser integrados a um site, a um aplicativo e até mesmo a uma plataforma de mídia social. Eles também coletam informações do usuário que podem ser usadas posteriormente para melhor adequar as estratégias de marketing.
Um ótimo exemplo do uso do chatbot é o WeChat, a plataforma de mensagens móveis dominante na China, com mais de um bilhão de usuários ativos mensais ( Statista) . Além de seu propósito principal, que é enviar mensagens privadas, o WeChat permite que você lide com várias atividades relacionadas a compras, tais como: pegar um táxi ou fazer uma viagem, personalizar e pedir um par de Nikes, marcar uma consulta médica ou pagar suas contas.
Tendo dito tudo isso, a tendência do chatbots não vai deixar a indústria do marketing digital sem deixar sua marca nos próximos anos, à medida que a pesquisa da IA melhorar.
A IA também está aumentando no espaço da publicidade programática, pois ela pode ajudar os profissionais de marketing a comprar anúncios com mais eficiência e a segmentar públicos de maneira mais específica. Tudo isso é feito para aumentar as chances de sucesso da campanha de marketing e reduzir os custos de aquisição de clientes. A tecnologia AI oferece aos profissionais de marketing a chance de cumprir a promessa de “usuário certo, mensagem certa, hora certa, lugar certo”. Não apenas antecipando quem pode se engajar com um anúncio, mas também transmitindo rapidamente uma oportunidade de lance em seu sistema de compra de mídia.
Micro-momentos estão tomando conta de uma jornada do consumidor
Os consumidores de hoje são bombardeados por conteúdo, anúncios, ofertas, e-mails, notificações push e tudo mais. O tempo todo. Chegamos ao ponto em que simplesmente não podemos processar mais nenhuma informação. Como os consumidores americanos já gastam 3 horas e 35 minutos por dia em seus smartphones (eMarketer) , as marcas e os profissionais de marketing têm muita dificuldade em atrair a atenção de seu público. É aí que entra o marketing micro-momento.
O micro-momento é um novo tipo de comportamento do consumidor, que ocorre quando as pessoas se voltam reflexivamente para um dispositivo, geralmente um smartphone, para agir de acordo com a necessidade de aprender alguma coisa, fazer alguma coisa, conhecer alguma coisa ou comprar alguma coisa . Há muitos tipos diferentes de micro-momentos, como o momento do eu-quero-saber, o momento do quero-ir-momento, o momento do querer-fazer ou o momento do querer comprar. De acordo com a equipe de marketing de conteúdo do Google, Think with Google, os usuários experimentam “micro-momentos” em média, 150 vezes por dia.
Por que os micro-momentos são tão importantes? Porque as pessoas, em geral, tomam decisões instantâneas sobre o que comprar, onde ir ou em qual restaurante comer, o que lhe dá um espaço de apenas alguns segundos para chamar sua atenção. Micro-momentos de trabalho, porque eles fornecem aos consumidores as informações certas exatamente quando eles precisam.
Em última análise, toda a jornada de decisão do consumidor é uma combinação desses micro-momentos em todos os canais e dispositivos. As marcas de sucesso de amanhã serão aquelas que atendem às necessidades de seus consumidores nesses micro-momentos.
AR & VR – Não há apenas uma realidade
O usuário de hoje quer basicamente duas coisas: ser engajado e ser um participante ativo nas mensagens da marca. As Realidades Aumentada e Virtual (AR e VR) podem atender a essas duas necessidades, oferecendo às marcas excelentes oportunidades no campo da experiência do cliente.
As empresas já estão adotando o poder dessa nova tecnologia na criação de reconhecimento de marca, bem como na venda de produtos individuais. A IKEA, por exemplo, utiliza a tecnologia de jogos VR desde 2016. Com a sua aplicação de compras, a IKEA VR Experience, os seus clientes podem experimentar diferentes soluções da IKEA antes de as comprarem. Outros grandes jogadores que experimentaram AR incluem Nivea, Starbucks e Volkswagen.
Realidades virtuais e aumentadas estão se tornando cada vez mais comuns como uma ferramenta de marketing para marcas. O mercado de VR e AR deve valer 27 bilhões de dólares.Espera-se que em apenas quatro anos, atinja o tamanho de 209,2 bilhões de dólares (Statista).
O marketing VR e AR ainda está surgindo, por isso é um ótimo momento para explorar suas opções e ficar à frente da curva.
A Mídia social
Existem 3.196 bilhões de usuários de mídia social global, o que equivale a 42% de penetração de mercado (Somos sociais) . Com números como esse, seu significado para a sociedade não pode ser ignorado – especialmente no mundo do marketing.
Como as mídias sociais se incorporaram ao cotidiano de quase todos, entender as mudanças implementadas nas redes sociais é essencial para as empresas. E isso muda muito. As tendências sociais mais populares atualmente são vídeo, automação e influenciadores, mas há muito mais. Aproveitei para analisar o cenário atual de mídia social e identifiquei as tendências cruciais para 2019.
O que você deve lembrar acima de tudo é que dominar uma única plataforma não é mais suficiente. Seus leads no Facebook não estão no YouTube e os do YouTube são diferentes daqueles que lêem o conteúdo do seu site. Como tal, a chave para o seu sucesso é redirecionar o seu conteúdo em várias plataformas (relevantes).
A mídia social tem um grande impacto. Se você ainda não pensou muito em sua estratégia de marketing de mídia social, agora é a hora.
A busca visual pode ser maior do que você pensa
O aprendizado de máquina está levando a pesquisa on-line para novos níveis, e não é apenas a pesquisa por voz que está em ascensão. Embora muitos tenham se concentrado no potencial de marketing de capturar perguntas de conversação feitas em assistentes pessoais, grandes marcas como Google, Pinterest e Microsoft têm se concentrado no desenvolvimento de um concorrente mais forte em SEO interativo: a pesquisa visual.
Como funciona a pesquisa visual? Quando o Google apresentou pela primeira vez seu Lens no ano passado, ele foi descrito como uma espécie de busca inversa. Em vez de digitar uma consulta de texto e obter resultados de imagem, você pode apontar a câmera do seu telefone para um objeto para encontrar informações baseadas em texto.
A pesquisa visual identificaria objetos dentro da imagem e, em seguida, procuraria por imagens relacionadas a esses objetos. Por exemplo, com base na imagem de uma cama, você poderia usar a pesquisa visual para comprar uma cama idêntica ou semelhante à da imagem.
Embora o acima pareça bastante incrível, a tecnologia que envolve a pesquisa visual ainda é limitada. Isso ocorre porque o aprendizado de máquina deve recriar o processamento de imagem da mente antes que ele possa efetivamente produzir um aplicativo de pesquisa visual viável. Não é só identificar uma imagem. A máquina deve ser capaz de reconhecer uma variedade de cores, formas, tamanhos e padrões da mesma forma que a mente humana faz.
Como 93% dos consumidores consideram os recursos visuais como o principal fator decisivo em uma decisão de compra (Kissmetrics), os motores de busca visuais estão destinados a revolucionar o setor de varejo.
Conclusão:
O cenário publicitário cresce continuamente, o que inevitavelmente leva a mudanças.
Novas tendências de marketing vêm à tona ano após ano. Alguns deles ficam para reformular o setor; alguns deles desaparecem rapidamente.
Certifique-se de que você sabe como distingui-los.
Faça sua pesquisa.
E quando necessário – adapte.
Maiores tendências de marketing de 2019 – Friends or Foes?Deixe-nos saber o que você pensa na seção de comentários abaixo.
Principais tópicos:
- Seja autêntico. Use o Conteúdo Gerado pelo Usuário, pois as pessoas têm três vezes mais probabilidade de acreditar em seus clientes do que a própria marca.
- Até 2020, metade de todas as consultas de pesquisa será baseada em voz. Certifique-se de entender as nuances da pesquisa por voz e implementá-las em sua estratégia de marketing.
- T ele toda jornada de decisão do consumidor é uma combinação dos micro-momentos em todos os canais e dispositivos. Se você quiser ter sucesso amanhã, atenda às necessidades de seus clientes nesses micro-momentos.
- O marketing de RV e AR ainda está surgindo. É um ótimo momento para explorar suas opções e chegar à frente da curva.
- Se você não está nas mídias sociais, você não existe.
- A tecnologia de pesquisa visual será capaz de fornecer novas oportunidades para as marcas interagirem e interagirem com seus mercados-alvo de uma maneira totalmente nova.
Fonte: https://voluum.com/blog/7-digital-marketing-trends-2019/
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