O marketing digital automotivo é uma nova forma dinâmica,, rápida, segura e barata para vender mais. Se você é um empreendedor do segmento automotivo, pare tudo e leia esse artigo!
Só para lembrar que não estamos falando que você irá parar de fazer aquele bom e velho marketing tradicional. Então vamos lá! Confira as principais tendências do Marketing Digital Automotivo para 2019!
O que é Marketing Digital?
Marketing Digital é o conjunto de estratégias digitais que negócios (ou pessoas) utilizam para atingirem seus objetivos de marketing. Essas estratégias são implementadas por meio de canais como SEO, mídia paga, Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, Identidade de Marca, Redes Sociais, e-mail e seus principais objetivos são: adquirir clientes, desenvolver uma marca (Brand Awareness) e se conectar com o público alvo.
1 – E-mail marketing não morreu nas estratégias de marketing
O e-mail chegou a ficar de lado por algum tempo – porém, voltou turbinado e ainda é a forma mais usada das empresas chegar até os seus clientes e se comunicação, seja por newsletters ou automação de marketing.
O e-mail marketing é simplesmente um padrão de conteúdo que é enviado para um grande quantidade de pessoas (clientes ou leads) em apenas um único disparo.
Com certeza há uma plano estratégico para isso, não simplesmente um envio aleatório… na ocasião se você não tem uma lista de e-mails, precisa começar a criar a estratégia para usar de forma mais efetiva construindo a sua lista através de formulários no site, landing pages, pop ups, etc… Nunca compre lista de e-mails na internet, isso pode lhe ocasionar sérios problemas na negativação do domínio e IP do seu servidor, além de não ser tão efetiva nos resultados.
2 – As redes sociais ainda estão em alta e a todo vapor quando falamos de marketing digital
O planejamento e estratégia é essencial para o sucesso de seu negócio na internet. Durante essa etapa, fazemos um estudo para descobrimos a melhor de engajar seu negócio nas redes sociais. Através de pesquisas de opinião e análise de concorrentes podemos definir como os assuntos serão abordados e qual a frequência e linguagem ideal para a persona e publico-alvo.
As redes sociais permitem um link direto entre empresa e cliente. No mundo do empreendedorismo, essa é uma forma de marketing digital que mais causam dúvidas nos empresários do segmento automotivo – afinal, quando usá-las e quais usar? Essa pergunta não é tão fácil e simples de responder, pois deve ser analisados vários fatores e objetivos, plano conteúdo a ser publicado, etc..
3 – Seu site tem um blog e estratégia de marketing de conteúdo?
Uma das principais características do marketing digital e marketing de conteúdo é estar em constante atualização, permitindo que novos recursos apareçam a todo momento. Considerando isso, é possível afirmar que uma das ferramentas mais interessantes e que conquistou o mercado nos últimos anos foram os blogs corporativos.
Usados por empresas de diversos segmento de mercado, esses blogs permitiram que vários negócios pudessem se aproximar de seus clientes por meio de conteúdo próprio e relevante para eles, trazendo maior engajamento de seu público.
4 – Google Ads, Facebook Ads (Links Patrocinados)
Quando estamos dizendo sobre estratégia de marketing digital, certamente esse será a primeira coisa que vem na sua cabeça não é mesmo?
O Google Ads e Facebook Ads são forma de anúncios diferentes dos anúncios convencionais porque ele não tem um propósito de apenas vender, a princípio. A ideia principal neste caso é a de gerar tráfego no site ou ecommerce. Digamos que podemos dizer que ele vai trazem as leads para seu site ou ecommerce para que lá seja feito uma conversão de cadastro, venda ou até mesmo o próprio brand awareness.
5 – SEO para sua estratégia de marketing digital
O significado de SEO é Search Engine Optimization. Em português ele é conhecido como Otimização de Sites, MOB e Otimização de lojas vituais e sites para os mecanismos de buscas, tendo como foco principal o Google. O SEO nada mais é do que a otimização de uma página (ou até do site inteiro) para ser melhor compreendido pelas ferramentas de busca. A conseqüência da utilização das técnicas de SEO é o melhor posicionamento de um site em uma página de resultados de uma busca. Por exemplo, ao pesquisar no Google por “Marketing de Busca”, o primeiro resultado é este site. O SEO é uma prática sem garantias, ou seja, nenhuma empresa ou pessoa pode garantir que seu site fique em primeiro em uma busca, pois o único capaz disto seria o próprio site de busca como o Google ou o Yahoo.
O SEO surgiu com a nova geração de sites de busca. Antes dela, a organização do links em uma páginas de resultado era alfabética como nos diretórios web. Na nova geração de ferramentas de busca, o posicionamento passou a depender da relevância. Esta relevância é definida por algoritmos, que são cálculos que servem para definir o quanto uma página é importante. Um dos mais conhecidos algoritmos de busca é o Google PageRank.
6 – Inbound Marketing estratégia de marketing digital
Inbound Marketing é toda e qualquer estratégia de marketing que tem como foco central atrair o interesse das pessoas em vez de ir atrás dela, como no marketing convencional. É chamado também de Marketing de Atração e possui três grandes pilares para atrair o público: SEO, Marketing de Conteúdo e Estratégia em Redes Sociais.
7 – Mensure os resultados na sua estratégia de marketing digital
Muitas pessoas vinculam o marketing digital a estar somente na internet, ter um perfil nas redes sociais ou apenas ter um site, em algum casos tem somente um perfil no Facebook que não é nem uma Fanpage, mas para se ter resultados efetivos por meio das plataformas online é necessário muito mais que do isso. É extremamente necessário criar uma estratégia que oriente suas ações na rede e atinjam o seu público-alvo de maneira direta, mas aí vem a questão: como saber se tudo está dando certo? Simples, através das métricas e relatórios Kpi’s. Tão importante quanto elaborar uma campanha é entender se ela está trazendo resultado, se atingiu a persona esperada e se seu investimento está tendo retorno (ROI), afinal, ninguém quer “gastar” dinheiro, mas sim investir o dinheiro, é por isso que as métricas são fundamentais. É através dos KPI’s dos que sua empresa vai saber se a campanha atendeu as expectativas desejadas.
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