Conheça ações possíveis de fazer sem grandes esforços, mas que trarão resultados relevantes para sua empresa
Quando se fala em Marketing Digital é natural que os gestores de empresas imaginem que apenas estratégias muito complexas é que trarão resultados.
E é verdade que os benefícios principais demoram um pouco a aparecer. No entanto, existem vários ajustes feitos com facilidade — e pouco investimento em tempo e recursos — que trazem grandes melhorias.
Este post reúne várias ações simples que podem trazer vantagens como melhorar a indexação das páginas e impulsionar o tráfego para seu site, além de incrementar taxas de conversão e de abertura de email.
Para facilitar a implantação de suas ações, utilize esse post como um guia e aproveite os links relacionados com cada tópico para se aprofundar um pouco mais nas estratégias.
Ações no blog ou site
1. Evite exibir posts inteiros na página inicial
Entre os motivos para não exibir posts completos na sua home estão garantir agilidade ao carregamento da página (e preservar a paciência do visitante), medir com maior precisão quantas visualizações cada conteúdo está recebendo e evitar conteúdo duplicado — que pode confundir as ferramentas de busca.
Se o seu blog é no WordPress e estiver exibindo os posts inteiros na home, uma forma rápida de resolver isso é incluindo o parâmetro “more” em seus posts.
2. Baseie-se nas palavras-chave mais buscadas na hora de escrever títulos
Como o page title (a frase que aparece na aba do navegador) é muito valorizado pelo Google, é importante que aborde os termos que sua empresa esteja mirando para ficar bem posicionada nas buscas.
Para dicas mais avançadas de como escolher as palavras-chave mais adequadas para sua empresa, confira nosso Guia Completo do SEO.
3. Inclua CTAs no seu site
Impulsione as conversões incluindo CTAs (Calls-to-Action) em todo e qualquer lugar que você conseguir: páginas do site, em cada post publicado e até mesmo nos materiais que sua empresa disponibiliza para download.
Saiba mais sobre o assunto no eBook Call-to-Action: O Guia Prático e Completo.
4. Use imagens atraentes em posts e materiais
Procure por boas imagens relacionadas ao tema para incluir em seus posts e nos materiais para download. Elas vão torná-los mais atrativos e garantem maior destaque nas mídias sociais ao compartilhar a URL.
Não sabe onde encontrá-las? Então confira o post 56 bancos de imagens gratuitos e pagos.
5. Use o atributo alt nas imagens
Essa é uma dica super fácil de ser implementada e que ajuda o Google a entender melhor seu conteúdo.
Ao incluir as imagens nos posts, preencha o atributo alt, informando do que ela trata. Esse indicativo também funciona como uma legenda quando a imagem não é exibida.
Os buscadores leem esse atributo como parte do conteúdo, o que auxilia no posicionamento de sua página — se a descrição da imagem estiver relacionada com ele, claro.
6. Divulgue seus links na assinatura de email
Inclua links para o blog da empresa ou até mesmo perfis nas redes sociais na sua assinatura de email.
Isso vai fazer com que pessoas que você está começando a se relacionar já percebam que o seu negócio tem alguns canais de Marketing Digital.
7. Insira botões de compartilhamento para redes sociais
Se sua empresa utiliza o WordPress, pode facilmente incluir um widget de compartilhamento em redes sociais, como esse que temos aqui ao lado esquerdo da página.
No WordPress há vários plugins gratuitos que podem ser instalados e inseridos no seu blog.
8. Cuidado com conteúdos duplicados
Confira se o site da sua empresa tem conteúdo duplicado nos endereços com www e sem www. Caso os dois endereços estejam coexistindo sem redirecionamento, podem estar diluindo sua autoridade. Para resolver o problema, eles devem ser unificados por meio do Redirect 301.
Ações nas redes sociais
9. Aproveite melhor o conteúdo publicado
Se sua empresa já possui vários posts e materiais publicados, é bastante positivo aproveitar esse conteúdo publicando chamadas para eles nas redes sociais.
É uma boa oportunidade de os visitantes mais novos conhecerem os materiais mais antigos e de gerar mais tráfego para seu site. Vale até criar uma planilha com a lista dos conteúdos para gerenciar a publicação.
10. Inclua links para Landing Pages em posts nas redes sociais
Aproveite a capacidade de disseminação de conteúdo das redes sociais também para divulgar Calls-to-Action com link direto para suas Landing Pages. Essa simples ação pode impulsionar o número de Leads captados.
11. Invista no “Impulsionar” do Facebook para divulgar suas ofertas
Como o Facebook limita a visualização de seus posts, investir na ferramenta “Impulsionar” para alcançar mais pessoas vai garantir resultados melhores para divulgar um eBook, por exemplo, e captar mais Leads.
Ações no Email Marketing
12. Use template HTML em seus emails em vez de uma imagem única
Um erro de várias empresas é utilizar uma única imagem no corpo do email para divulgar uma campanha. Um bom motivo para você desistir dessa ideia é que a maioria dos serviços mais populares de email tem um bloqueio por padrão de segurança.
Ou seja, o usuário só vai visualizar caso habilite a visualização no momento de abertura do email, e certamente muitos vão ignorar sua mensagem antes de fazer isso.
13. Segmente seus emails
Hoje em dia, nada é mais importante em Email Marketing do que entregar ao destinatário o conteúdo que seja de seu interesse.
Investindo na segmentação de seus contatos, você consegue enviar a eles emails relacionados a tópicos que eles já tenham demonstrado interesse ao baixar seus materiais.
14. Envie ofertas em um email exclusivo
Sempre que publicar um novo material para download (eBook, webinar, planilha etc.), envie para sua base um email com o convite para acessar o conteúdo.
Essa prática gera muito mais resultados do que só enviar, por exemplo, em uma newsletter, recheada de outros materiais.
Ações de conversão
15. Crie Landing Pages
Essa é a nossa principal dica para conduzir seus visitantes ao longo do processo de conversão até que eles se tornem clientes: crie Landing Pages como porta de acesso ao seu conteúdo rico ou mesmo para a solicitação de trials ou conversas com algum consultor.
16. Simplifique o formulário de conversão
Mesmo que você já tenha criado várias Landing Pages, talvez não saiba, mas excluindo apenas um campo do formulário sua empresa pode incrementar — e muito — o número de conversões de visitantes em Leads.
Verifique que informações são realmente essenciais para que sua equipe possa montar o perfil do Lead e abordá-lo futuramente. Além do mais, ferramentas como o RD Station Marketing, oferecem a opção de formulários inteligentes. Isto é, os campos vão sendo alterados de acordo com as informações que você já possui de cada Lead.
Assim, toda vez que seu Lead preencher um formulário de Landing Page, você estará coletando novas informações ao decorrer do tempo, mantendo seus formulários curtos e simples de serem completados.
17. Insira um pop-up no site
Escolha páginas estratégicas de seu site para inserir um pop-up e gerar mais Leads para seu negócio. Mas não esqueça de oferecer um benefício, como o download de um material, cupom de desconto, consultoria gratuita ou assinatura de newsletter.
Fonte: RD
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