Neste artigo vamos abordar 11 estratégias de marketing digital para seu negócio alavancar as vendas em meio a crise.
1 – Cadastre sua empresa no IFood ou em algum outro APP de delivery Local
O Ifood ou outro APP local são opções acessíveis para pedir comida em casa ou no trabalho. Os apps, são bem populares e utilizados entre os usuários de smartphones, permite pedir refeições de restaurantes ou lanchonetes regionais, diretamente no seu celular, sem precisar gastar créditos com ligações, além de já debitar do cartão de crédito automaticamente, evitando o uso e manuseio de máquina de cartão.
Estar presente nos apps de delivery como Ifood e APPS locais da cidade e região é sempre uma boa estratégia de vendas e marketing, pois além de facilitar o pedido, facilita também o pagamento, entrega e otimiza todo o processo de vendas.
Lembrando que cada APP tem sua política e taxas de uso.
2 – Tenha um Instagram e página no Facebook do seu negócio
Não, não é ter um perfil pessoal. Trata-se de ter uma página comercial no Facebook e um perfil comercial no Instagram. Você deve atentar em ter as redes sociais bem configuradas de forma profissional, publicar fotos de qualidade, ter posts bem feitos e desenvolvidos por profissionais da área de marketing e publicidade. Cada rede sociais tem sua peculiaridade, no Instagram por exemplo você deve usar HASHTAGS # e postar com frequência nos Stories, já no Facebook o uso de HASHTAGS não faz tanta diferença.
3 – Capriche nas fotos, “as pessoas comem com os olhos”
Caso não tenha verba para contratar um profissional de marketing ou agência de publicidade no momento, você precisa caprichar nas fotos que serão publicadas, afinal, nós comemos com os olhos. Uma foto com qualidade ruim, tremida, borrada, além de NÃO gerar o “gatilho” no cliente, vai gerar uma má impressão.
Capriche também não só no visual do prato, lanche, pizza, etc… que for postar, mas também no cenário onde irá fotografar, no visual geral em si, não adianta postar um prato lindo e maravilho em uma mesa suja ou cheia de bagunça. No caso arrume uma bancada ou mesa adequada, algo que tenham uma ambientação com o alimento, coloque algo junto ao alimento para complementar a produção fotográfica, enfim, sempre faça fotos excelentes para ser publicadas.
Veja nossas fotos profissionais que produzimos para alguns clientes
4 – Compartilhe posts em grupos da cidade em horários estratégicos
Os grupos de Facebook sempre foi uma boa opção de fazer marketing gratuitamente. Se você tem um perfil pessoal no qual administra a página de seu negócio, poderá compartilhar os posts e fotos nesses grupos. Sempre compartilhe em grupos locais, aqueles de compra venda que tem de monte.
Lembre-se de compartilhar em horários estratégicos, como por exemplo por volta das 18h00, caso tenha um delivery de pizza, ou lanche. É importante compartilhar as publicações da sua página e não publicar diretamente nos grupos, pois dessa forma você irá gerar mais engajamento em sua página e trazer mais seguidores.
5 – Cadastre seu negócio no Google Business
O Google Meu Negócio ou Google Business é uma ferramenta do Google para que sua empresa apareça no Google Maps e em resultados de pesquisa do Google. Por isso é muito importante ter a sua empresa cadastrada lá. Para fazer o cadastro é bem simples, basta baixar o APP GOOGLE MEU NEGÓCIO ou fazer o cadastro pelo site.
6 – Tenha um cardápio digital
É importante ter o seu cardápio de forma fácil e rápida para os atendimentos online, seja ele em jpg (imagem) PDF ou até mesmo em uma página online (site).
7 – Faça atendimento via WhatsApp (WhatsApp business)
Atendimento via WhatsApp já não é novidade. É prático, rápido e sem custo. Se seu negócio ainda não adotou atendimento online por essa plataforma, corre e ative o mais rápido. Lembrando que existe também o WhatsApp Business que é próprio para negócios, nele você consegue cadastrar horários de atendimento, mapa de localização, respostas prontas, mensagens de boas-vindas, etc… Caso use o APP convencional é importante migrar para a versão Business e caso ainda não utilize para seu negócio, vá direto ao APP WhatsApp Business.
8 – Meios de pagamentos online
Aceite diversos meios de pagamentos, como cartão de crédito, transferência bancária, pagamentos online. No caso de cartão crédito já é comum o uso de maquininhas. Nas transferências online você deve se atentar que tem um horário limite para cair no mesmo dia, já nos pagamentos online existem diversos serviços, tais como: Mercado Pago, Pag Seguro, MOIP, PAYPAL, etc…
9 – Faça sorteios na página, isso vai trazer mais seguidores de forma gratuita
Os sorteios em páginas do Facebook ou em Perfis do Instagram são excelentes para trazer mais seguidores, engajamento e visibilidade do seu negócio. Geralmente os sorteios de restaurantes e lanchonetes são feitos semanais com a seguinte estratégia: Concorre quem curtir a página no Facebook ou Instagram, compartilhar a publicação em modo público (somente Página no Facebook) e marcar 3 amigos. Para fazer o sorteio você pode usar diversas ferramentas, a mais conhecida é o site Sorteador, nele você cola o link da postagem e faz o sorteio automaticamente.
10 – Faça um excelente atendimento em todos os canais de comunicação
Atender bem o cliente não é um diferencia, mas sim obrigação! Lembre-se de que se abriu um canal de comunicação, seja telefone, email, site, WhatsApp ou redes sociais, você precisa responder o cliente de forma rápida e eficiente. Algumas pessoas comentam nas postagens, então fique atento a isso também.
11 – Impulsione publicações dentro do Facebook e Instagram
No Facebook e Instagram existem as campanhas de Facebook Ads e Instagram Ads. São formas de turbinar suas postagens, ou seja, mostrar mais para mais gente, direcionando sua publicidade para um público segmentado. Fazendo o impulsionamento de forma correta, pessoas que não seguem seus perfis irão ver suas publicações no modo “patrocinado”. Com investimento baixo diário você pode atrair muito mais clientes e efetuar diversas vendas de seus produtos.
É possível fazer campanhas de impulsionamento direto nos Stories de Instagram e colocar um link para o WhatsApp do negócio, essa é uma das estratégias usadas para gerar mais negócios. É importante sempre procurar um profissional especializado para te ajudar com as campanhas.
Dicas bônus
– Entregue rápido o pedido dos clientes, pois deixa-lo com fome e esperando por horas, não é legal. Lembre-se também de não entregar os alimentos gelados, embalagem molhada ou até mesmo aberta.
– Peça para clientes avaliarem sua página no Facebook e perfil no Google Business com frequência, assim outros clientes vão ver sobre como outras pessoas falam bem de seu negócio, gerando mais credibilidade.
– Equipe uniformizada sempre gera mais credibilidade, desde o atendente até o entregador.
– É importante entregador estar utilizando equipamentos de higiene, como luva, máscara e álcool gel.
– Surpreenda o cliente para fidelizá-lo, um agrado nunca é demais!
Considerações Finais!
Caso seu negócios esteja passando por dificuldades em meio a crise, é necessário a redução de custos sim, porém, é muito importante que procure uma agência ou profissional de marketing com conhecimento e bagagem profissional, para que faça todas as estratégias de forma rápida, otimizada, desta forma você economiza gastos desnecessários, não perde seu tempo tentando fazer algo que não tenha conhecimento, deixando o tempo para focar no que realmente importa, o seu negócio.
Alguma dificuldade em melhorar as vendas e fazer ações efetivas de marketing no seu negócio?
Fale com nossa equipe de profissionais para te ajudar a alavancar seu negócio agora mesmo.
Atendemos Diversos segmentos com nossos serviços de marketing digital e publicidade e propaganda!