Separamos as melhores dicas de Marketing Digital que toda pequena e média empresa precisa conhecer e aplicar.
Ter um empreendimento de pequeno ou médio porte requer muita dedicação para atingir o sucesso desejado. O Marketing Digital é uma boa estratégia para aplicar e chegar ao nível de grandes empresas e aumentar a visibilidade da marca.
Para isso, é importante que seu empreendimento esteja presente no meio online. Ao aplicar as seguintes dicas verá Os Benefícios do Marketing Digital na prática.
Confira algumas dicas essenciais de Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas fortalecerem o relacionamento com seu público e alavancar suas vendas.
Dica 1: Presença Online
Os consumidores estão cada vez mais conectados em seus smartphones, tablets, notebooks entre outros dispositivos. Então, as pequenas e médias empresas precisam dedicar-se bastante para ser notado na internet.
A presença no online faz com que se construa uma identidade virtual do seu negócio. Além disso, seu público acompanhar novidades do seu produto ou serviço. E você pode manter um relacionamento com ele mesmo após a compra.
Trabalhe o Marketing Digital nas redes sociais, na produção de conteúdo, ganhe visibilidade no Google e destaque-se de seus concorrentes.
Dica 2: Fortalecimento da marca
As pequenas e médias empresas necessitam de uma maior dedicação para fortalecer sua marca e credibilidade. Por isso, é importante mostrar que sua empresa é uma autoridade no que diz respeito ao seu produto ou serviço.
Como o Marketing Digital pode ajudar? Desenvolva um blog, Marketing de Conteúdo, Email Marketing e esteja presente nas redes sociais:
Blog
Com um blog sua marca pode explorar diferentes conteúdos para mostrar um amplo conhecimento no assunto. Para ser ainda mais efetivo tenha um bom design, qualidade em imagens e estude sobre SEO.
Faça testes sobre quais conteúdos apresentam melhores resultados e neles use a estratégia de Inbound Marketing. Ou seja, não interrompa de maneira brusca a leitura com uma propaganda, e sim, apresente de maneira mais sutil.
Marketing de Conteúdo
Blog e Marketing de Conteúdo caminham juntos, pois ao desenvolver conteúdo você consegue atrair consumidores mais interessados pelo seu negócio.
Por exemplo, seu negócio é de sapatos. Você pode escrever sobre “Saiba os cuidados necessários para cada tipo de sapato”. Claro, que cada conteúdo será desenvolvido levando em consideração os interesses do seu público-alvo.
Email Marketing
Com Email Marketing é possível enviar conteúdo, por exemplo, newsletter para um grande número de pessoas como clientes ou potenciais consumidores.
Aqui é interessante mais informação do que promoção, combine o email com outros canais de ativação como as redes sociais. Assim irá potencializar as possibilidades de conversão em vendas.
Redes Sociais
Como sabemos para uma pequena ou média empresa ser vista é preciso estar presentes nas mais diferentes redes sociais. As mais populares são Facebook, Instagram, Youtube e LinkedIn.
Como saber qual a melhor rede social para minha empresa? A resposta é: depende do objetivo do seu negócio. Conheça seu consumidor e onde ele está mais presente assim, saberá onde dedicar-se mais.
Um ponto importante é que as redes sociais são um ótimo canal de comunicação com o cliente. Responda comentários e mensagens com rapidamente para ser bem visto e ter credibilidade.
Dica 3: Destaca-se de empresas maiores
Muitas vezes pequenas e médias empresas têm dificuldade em se destacar diante de concorrentes maiores. Nesse momento a dica é estabelecer um planejamento estratégico, ou seja, estipular metas e objetivos plausíveis para sua empresa.
Você pode educar sua audiência para ter mais oportunidades de convencer os reais interessados, mostre como sua empresa tem a solução que procura.
Além disso, busque identificar e executar o modelo de Marketing Digital mais apropriado para seu empreendimento. Por exemplo, desenvolver site, blog, mídia paga, otimização SEO, Marketing de Conteúdo, campanhas de remarketing etc.
Contrate uma agência especializada
Para conseguir executar todas as estratégias planejadas, você pode contar com a MCNPELOZIO Comunicação e Design. Uma agência de consultoria de Marketing Digital e Publicidade que atende aos mais diversos segmentos de marketing.
Contratar uma agência especializada também pode direcionar as primeiras e melhores estratégias para implementar na sua empresa.
Faça parcerias
Estabelecer parcerias é vantajoso, principalmente, em relação a linkagem de conteúdo no seu blog. Uma ação bem avaliada pelo buscador do Google, pois deixa seu blog em evidência.
Dica 4: Público segmentado
O Marketing Digital também auxilia sua empresa a segmentar o público, isto é, conhecer as características semelhantes do seu grupo de consumidores. Há 4 tipos de segmentação:
- Segmentação Demográfica: em que classifica os consumidores a partir da idade, renda gênero, religião, local de nascimento etc.
- Segmentação Psicográfica: divide os consumidores pelo seu estilo de vida, classe social e personalidade.
- Segmentação Geográfica: aqui já relaciona consumidores geograficamente. Essa segmentação é muito usada por empresas de fast food e delivery, por exemplo. Assim consegue saber qual melhor local para criar filiais, analisar as preferências de cada população etc.
- Segmentação Comportamental: nessa segmentação é feita uma análise do que uma pessoa está fazendo no momento em que encontra o seu produto. Também pode ser analisada pela sazonalidade do ano, como sorvete que há pico de vendas no verão em relação ao inverno.
Com essas informações é possível personalizar suas ações em marketing para ser cada vez mais eficazes.
Dica 5: Fidelização
As estratégias de Marketing Digital auxiliam para estabelecer um vínculo com seu consumidor e manter um relacionamento no pós venda.
- Gestão de Relacionamento com o Cliente – CRM: crie um banco de dados com as informações essenciais sobre seu cliente como email, telefone, histórico de consumo etc. Há diversas ferramentas digitais que podem ajudar como Pipedrive, Sales Force, entre outros.
- Gestão de Atendimento do Cliente: promova a melhor experiência possível do seu cliente com a sua marca. Isso é possível através de um atendimento rápido e personalizado.
- Programa de Fidelidade: ofereça cortesias ou descontos, acesso a conteúdos exclusivos etc.
- Diminua a burocracia: tenha processo de venda simples, simplifique o fluxo de informação etc.
Dica 6: Acompanhe os resultados
Os resultados em Marketing Digital podem ser obtidos através de métricas, isto é, analisar de maneira crítica o desempenho da sua empresa. E diante dos resultados saber onde é preciso investir mais tempo, atenção e dinheiro.
Conheça as principais de métricas:
- Retorno sobre investimento (ROI): mensure a renda utilizada em cada campanha, analise os recursos utilizados etc.
- Custo de Aquisição por Cliente (CAC): descubra o quanto é preciso investir para a ganhar um novo consumidor.
- Custo por Clique (CPC): é possível determinar quanto está sendo investido para que cada pessoa chegue até uma determinada página do seu site.
- Taxa de Conversão: acompanhe o progresso de um usuário no funil de vendas, qual sua aproximação e interesse.
- Ticket médio: aponta o valor que cada cliente gasta, em média, nos serviços ou produtos da empresa. É calculado do seguinte modo: Ticket médio mensal = Receita do mês / Número de clientes do mês.
Conclusão
Apresentamos 6 dicas primordiais que deve colocar em prática para poder atingir os resultados esperados e crescer. O Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas possibilita que a marca se fortaleza, especialmente, na relação com seu público-alvo.
Como sabemos existe grande competitividade no mercado online, por isso é importante tenha profissionais especializados trabalhando com você. Assim terá um grande diferencial ao executar as ferramentas digitais corretamente.
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