Conheça as ferramentas digitais que pequenas e médias empresas precisam ter bem estruturadas.
Para uma empresa continuar a crescer e conquistar clientes é importante estar presente no mundo online. Investir em Marketing Digital não é mais uma opção, e sim, uma estratégia essencial.
Pensando em facilitar o entendimento da necessidade de tais ferramentas digitais, separamos em três tópicos: elaboração de site, marketing digital e atendimento ao cliente. São os pontos principais que toda empresa precisa ter bem estruturado para se consolidar no mercado atual.
Ainda não sabe como se posicionar nas mídias sociais? Continue lendo este artigo. ; )
Conheça agora as principais ferramentas digitais para pequenas e médias empresas.
Elaboração de site
Uma pequena ou média empresa precisa ter um bom site, pois nessa plataforma terá autonomia para expor seu produto ou serviço.
Antes de divulgar seu site é preciso ter um domínio, ou seja, seu endereço na internet.
Para ter seu domínio utilize-se “Registro.br“. Trata-se do departamento responsável pelas atividades de registro e manutenção dos nomes de domínios que usam o “.br”. Feito isso, você pode ter um site e Email Corporativo.
Não é interessante depender apenas das redes sociais como Facebook e Instagram, já que cada uma tem suas políticas de privacidade e métricas. Além disso, nas redes sociais não é você quem define o que é ou não relevante para o público. Por isso, podem limitar o seu alcance de visualizações.
A principal ferramenta digital utilizada para elaboração de sites e blogs é o WordPress que tem o objetivo de ser acessível, com bom desempenho, segurança e facilidade de uso.
Com WordPress é possível acessar ferramentas de otimização para mecanismos de pesquisa, ou seja, ter um melhor ranqueamento no Google.
Nele existem diversos plugins, ou seja, opções para adicionar mais funções ou recursos ao programa como Yoast SEO. Também é possível gerenciar o conteúdo, mídias e usuários, com sistema de temas além de ter uma instalação e atualização fácil.
Não sabe como desenvolver um site para sua empresa?
Conheça a Mcnpelozio Comunicação e Marketing uma agência especializada em marketing digital para pequenas e médias empresas.
Desenvolvemos sites responsivos e otimizados para você ter um excelente posicionamento nos resultados de busca do Google. Também oferecemos consultorias de negócios online sempre direcionado para melhor desempenho do seu negócio online.
Vantagens de ter um site
- Liberdade de publicidade
- Variedade de métricas
- Página fica online 24hr por dia
- Fortalece sua marca
- Possibilidade de desenvolver Marketing de Conteúdo
- Gerar Leads, ou seja, potenciais clientes
Ferramentas de Marketing Digital
O Marketing Digital tem objetivo promover produtos e serviços de empresas a partir de um conjunto informações e ações em diversos meios digitais como sites, blogs e redes sociais.
Através do Marketing Digital é possível:
- Gerar mais oportunidades de para seu negócio
- Produção de conteúdo
- Aumentar Leads
- Potencializar a relação com os atuais e possíveis consumidores
Para ter os melhores resultados não basta ter apenas um site, é preciso dedicar-se à algumas estratégias de Marketing Digital. Elencamos as principais táticas:
Automação de Marketing
Com as ferramentas de Automação de Marketing facilitará sua gestão de Leads e amadurecer o funil de vendas. As automações mais utilizadas são: Landing Pages e Email Marketing.
Landing Page para gerar leads
É toda página que usuário acessa enquanto está no seu site, ou seja, elementos voltados para conversão. O principal objetivo é fazer com que usuário compre seu produto/serviço.
É possível criar uma Landing Page com títulos e subtítulos chamativos para o usuário sentir-se atraído e acessar seu site. Ter imagens autorais também ajudam a passar credibilidade.
Não tem ninguém para te ajudar nisso? Canva é uma plataforma fácil para criar imagens de capa, postagens, infográficos etc.
Crie senso de urgência no seu usuário o cronômetro para término do desconto é uma estratégia muito usada, por exemplo.
Email Marketing
Muitos associam email marketing como sinônimo de spam, mas com as ferramentas de automação corretas é possível entregar a mensagem certa e para as pessoas certas.
Basicamente trata-se da comunicação via email entre a empresa e seus clientes ou potenciais usuários.
Com essa estratégia você pode engajar leads, divulgar conteúdos e novidades, vender etc.
É possível enviar email marketing sobre um texto novo no seu blog, notícias da empresa ou convidar para eventos. Há diversas ferramentas para utilizar como Mailchimp, GetResponse e o Mailee.
Marketing de Conteúdo
Para a empresa ser relevante, engajar clientes e atrair novos é preciso ter visibilidade online. Para isso, existem ferramentas para aperfeiçoar esse processo, isto é, possibilitar a organização de um site ou blog, criação de conteúdos escritos ou visuais como postagens para redes sociais.
Assim é possível poupar seu tempo e ter resultados mais efetivos com conteúdo mais relevante para seu público. O Marketing de Conteúdo oferece muitas vantagens, por exemplo, o aumento no tráfego no site e aumentar o engajamento do público com a sua marca.
Inbound Marketing
Para o Marketing de Conteúdo ser mais efetivo, utiliza-se a metodologia de Inbound Marketing. Trata-se de estratégias de marketing para compreender os interesses das pessoas de maneira não invasiva ou sem interromper. Seu maior objetivo é atrair público semelhante.
Nesse caso, não temos propagandas agressivas, e sim, maneiras de atrair seu público-alvo de maneira sutil. Saiba como conquistar mais clientes no nosso artigo O que é Inbound Marketing? Por que você precisa dele.
SEO (Otimização de sites para Buscadores)
Para ampliar o alcance da sua marca ter um site é essencial, mas como falamos antes é importante utilizar estratégias para otimizá-lo.
Então, deve-se aplicar a técnica de SEO (Search Engine Optimization), isto é, otimização para mecanismos de busca. Com essa ferramenta digital é possível alcançar melhores resultados de tráfego orgânico, seu site/ blog ganhar autoridade, destaque e visibilidade.
De maneira resumida o Google divide o mecanismo de busca em: resultados orgânicos (gratuitos) e resultados pagos.
Na imagem acima temos um exemplo dos resultados pagos quando usamos a palavra de busca “Marketing Digital”. As empresas pagam por cliques para ocupar esse espaço no topo da busca, através de uma ferramenta chamada de Google Adwords.
Após os anúncios temos os resultados orgânicos (imagem acima) que são definidos de acordo com a relevância segundo os robôs do Google. Para isso, é levada em consideração a qualidade do conteúdo para o usuário.
Desse modo, é possível observar a importância de dedicar-se a diferentes estratégias de marketing. Quer saber mais sobre o assunto? Confira nosso artigo A importância do marketing digital para pequenas empresas.
Atendimento ao cliente
Ter uma qualidade de atendimento ao cliente é um diferencial para uma pequena ou média empresa. Focar no atendimento é interessante, pois o cliente vai sentir-se respeitado. E fará toda diferença para o fidelizar como seu consumidor e também para atrair novos.
Tudo está cada vez mais conectado e rápido, por isso não deixe ninguém sem resposta. Relacione-se com seu público-alvo através de diferentes canais para esclarecer dúvidas, saber as expectativas do seu cliente e se aproximar para gerar uma relação de confiança e segurança.
Para ter um bom atendimento ao cliente confira abaixo as principais ferramentas digitais para isso:
Email Corporativo
Lembra-se que no começo deste artigo falamos sobre domínio? Agora vamos falar um pouco melhor sobre o email corporativo, uma das vantagens de ter um domínio.
O email corporativo será [email protected] com ele transmite-se credibilidade e confiança aos clientes e fornecedores. Assim como traz segurança das informações empresariais.
Sistema CRM
Os programas CRM (Customer Relationship Management) ou gestão de relacionamento com o cliente são necessários para você gerir o relacionamento da sua empresa com seu público-alvo. Desse modo, é possível dedicar aos seus consumidores, com uma gestão focada e com processo de fidelização mais ágil.
Com um CRM terá um sistema para centralizar e organizar informações de maneira automática. A partir disso, você poderá analisar todas as interações feitas com o cliente e ser cada vez mais assertivo no contato então, enxergar novas possibilidades de produtos, além de gerir o estoque etc.
Um exemplo é o Sales Force que oferece um serviço baseado totalmente na nuvem e é um sistema intuitivo. Com ele não é necessário um programador para configurar a interface, pois é simples e prática.
Há também o Pipedrive uma ferramenta de vendas pela qual é possível ajudar e organizar sua equipe. Há a opção de funil visual, histórico de conversa, calendário sincronizado com Google e Outlook.
A ferramenta também possibilita a sincronização automática de emails, modelos de email reutilizáveis e rastreamento de email.
O WhatsApp pode ser outra ferramenta a ser utilizada pela sua pequena ou média empresa. É um aplicativo móvel que grande parte dos consumidores utiliza, por isso, permite agilizar o envio de orçamentos/ pedidos.
Pode ainda utilizar a opção de WhatsApp Web, pois muitas vezes é mais prático mexer no aplicativo pelo computador. O Whatsapp está criando novas ferramentas para empresas que operam em larga escala, o chamado WhatsApp Business.
Com o desenvolvimento do WhatsApp Business pequenas empresas serão beneficiadas. Em que será possível estabelecer uma presença oficial e tornar mais fácil responder aos seus clientes.
Zendesk
Empresa que oferece uma plataforma para o serviço de atendimento ao cliente, seu maior diferencial é a possibilidade de interação com seu público através de qualquer canal como chat online, redes sociais, email etc.
Para utilizar a ferramenta basta realizar o cadastro no site do Zendesk e personalizar plataforma de acordo com as necessidades da sua empresa.
Interessante para quem tem pequena e média empresa, pois oferece planos mensais ou anuais. Além disso, é possível fazer uma avaliação grátis, você consegue iniciar, interromper ou modificar o plano a qualquer momento.
As vantagens de usar essa ferramenta digital são:
- É um serviço online e sem necessidade de um navegador específico
- O atendimento é configurado de acordo com o que a sua empresa precisa
- Atendimento online em diferentes canais: redes sociais, chat, site e Facebook
Pesquisa de satisfação
Para sua empresa continuar a crescer é importante saber o qual a opinião do seu cliente sobre seu produto ou serviço.
A pesquisa pode ser feita com auxílio de email, sites ou uma plataforma especializada como Tracksale. Com ela terá coleta feedbacks, análises gerais das campanhas e métricas, através de diferentes canais de coleta.
Outra opção é utilizar recursos do Google, como o Google Forms. Com ele é possível coletar informações rapidamente e você pode personalizar as questões e respostas. O mais interessante de usar o Google Forms é em relação a visualização dos resultados.
As respostas são coletadas de forma organizada e automática no Formulários. Você terá acesso a informações e gráficos em tempo real. Caso queria fazer mais análises com os dados, é possível visualizar tudo por planilhas.
A partir dos resultados da pesquisa de satisfação é possível:
- Obter dados para analisar os pontos negativos e positivos
- Grau de satisfação dos clientes
- Elaborar estratégias de fidelização e para atingir o público semelhante
- Saber onde é preciso concentrar mais esforços
- Onde são necessárias mudanças
Conclusão
Então, se você tem uma pequena ou média empresa considere essas dicas de ferramentas digitais para sua estratégia de vendas.
Dê prioridade a esses três tópicos para fidelizar clientes e atrair novos consumidores. Ao seguir todas essas estratégias sua página será mais bem ranqueada e receber muitos cliques. É importante entregar bons conteúdos e informações relevantes ao usuário.
Esperamos que este artigo ajude sua pequena ou média empresa a crescer cada vez mais.
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